Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

Pensamento sobre as borboletas



O segredo não é correr atrás das borboletas é cuidar do jardim para que elas venham até voce. Mario Quintana

Plantas que ajudam a espantar as pragas do jardim.

Plantas que ajudam a espantar as pragas do jardim.


Alecrim:
Afasta ratos, lesmas e pragas em geral Apenas plante-o no jardim ou na horta.


Arruda:
As folhas são ótimas para combater os pulgões e ajudam a manter os cítricos saudáveis. Ferva as folhas durante cinco minutos. Deixe esfriar e pulverize sobre as plantas.


Coentro:
As sementes combatem ácaros e pulgões. Moa as sementes e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.


Gerânio:
Muito recomendado para hortas e jardins. Apenas plante-o no jardim, sua simples presença repele pragas.


Tomilho:
Plantado junto ao repolho, repele a lagarta das folhas. Também tem ação contra percevejos e pulgas. Para afungentar percevejos e pulgas, moa as folhas secas e polvilhe-as sobre as plantas e sobre o solo.


Hortelã:
Quando plantado nas bordaduras dos canteiros, repele ratos, formigas, além de insetos.


Capuchinha:
As flores e folhas da capuchinha repelem insetos, como os pulgões, e realçam a cor e o aroma de espécies plantadas próximas dela. Apenas plante perto de árvores frutíferas ou de qualquer planta.



4. Retire sempre as flores murchas e galhos secos de suas plantas. As primeiras, quando presentes, propiciam a presença de fungos e outros bichinhos. Os galhos secos, por sua vez, retiram a força da planta. Sua retirada, portanto, revigora a planta e lhe dá mais força para crescer novamente. Aliás, este é fundamento para as podas.


5. Joaninhas vermelhas, centopéias, lagartixas, aranhas de jardim (exceto as armadeiras, que saltam ao rosto) e pássaros, são criaturas muito bem vindas no seu jardim. Elas se alimentam de pragas que atacam as folhas e solo. Por isso, embora seja desejável um jardim limpo, bem arrumado, a fim de evitar o aparecimento de pragas e doenças, procure sempre deixar algumas folhas mortas e gravetos para servirem de abrigo a estes defensores naturais de suas plantas.
Informação Importante: as lagartixas são ótimas para evitar a presença de aranhas marrom e outros insetos indesejáveis.


6. Quando fornecer água e comida aos pássaros do seu jardim, lembre-se sempre de deixá-los fora do alcance de gatos, e trocá-los regularmente, pois a exposição ao tempo pode propiciar a presença de fungos, causando danos a sua saúde.
Outra dica importante: quando o fornecimento de comida aos pássaros for constante, jamais deixe abruptamente de alimentá-los. Uma vez acostumados com a comida fácil, podem morrer se não encontrarem rapidamente outra fonte de alimentação.


7. Para afastar gatos do seu jardim: os gatos parecem detestar os reflexos de garrafas transparentes de plástico com água até a metade. Coloque essas garrafas (de refrigerante mesmo) fechadas e deitadas entre as plantas. Isso forçará os gatos a procurar seu banheiro em outro local.


8.Outra forma de espantar os gatos é manter o solo úmido: regue sempre e use cobertura que retenha umidade. Enterrar redes ou telas para galinheiro também é uma boa opção. Estenda a rede no chão é cubra-a com terra. Isso evitará que os gatos escavem a terra.

O 1º livro sobre orquidea


ORQUIDEA
O primeiro livro conhecido sobre orquidea foi escrito em chinês por volta do ano 1000. Relacionava várias espécies e dava instruções sobre seu cultivo, chamando esta flor de RAN ou LAN, nomes que resumem a ideia de pureza, graça e fragância

Abre os portões do teu jardim

Entre muros nos cercamos, fenecem as flores;
jardins vazios de vida escondem nossas dores;
o que temos é de libertar, das ervas daninhas,
e mostrar só o verde vivo das frágeis ervinhas.
De que me vale, ter jardins, pintados em cores vivas, se me escondo por trás de sem sabores.

Se te acreditas, nas árvores tão sossegadinhas,

nascerão, como da natureza, muitas folhinhas.
Então aí poderás abrir os portões do teu jardim

e mostrar a todos as belezas que ele lá encerra;
rosas, cravos, crisântemos, jarros e até jasmim.
Nunca escondas quem és e mostra só o melhor

que tens dentro de ti,
o resto consome a terra;

E não esqueças que isto é um exercício d´amor.


Autor: Jorge Humberto
Fonte